Primeira reunião virtual da negociação entre a Contec e a CAIXA reuniu representantes de outras entidades associativas para tratar do teletrabalho e saúde dos empregados
A Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) participou da primeira reunião promovida pela Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN/Contec) com representantes da CAIXA para discutir a Campanha Salarial. Durante a videoconferência, que ocorreu na última sexta-feira (14), foi discutido sobre o teletrabalho, o home office e a saúde dos empregados do banco.
Entre os principais pontos, a comissão Contec levou aos representantes da CAIXA a preocupação das entidades com temas como a garantia dos direitos dos empregados e o controle da jornada de trabalho.
A CAIXA, por sua vez, acredita que empresa existem muitos pontos favoráveis à adoção do teletrabalho, porém, ainda é necessário discutir e refletir sobre a nova modalidade pela novidade do assunto.
“Como foi frisado pela Contec na reunião, é necessário que a CAIXA esteja disposta a conhecer e entender as particularidades de cada setor da empresa com relação ao teletrabalho para chegar a uma decisão”, comenta a presidente da Advocef Anna Claudia de Vasconcellos.
De acordo com os representantes do banco, a adoção do teletrabalho não será obrigatória. O banco afirma que modalidade está sendo implementada em alguns setores com muito diálogo e espera poder aprimorar juntamente com as representações de forma que alcance o bem estar de ambos os lados.
Saúde
A saúde dos empregados no trabalho presencial neste período de pandemia também foi tema da discussão. Os representantes da CAIXA apontaram as medidas para preservar a integridade física dos colaboradores, porém, a comissão Contec ressaltou que o atual contexto exige ainda mais, pelo fato de os funcionários do banco estarem na linha de frente expostos ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.
A comissão Contec destacou pontos que precisam de melhoria para preservar a saúde dos empregados neste período. Um deles foi a atualização do protocolo, retirando da área comercial qualquer decisão sobre fechamento/afastamento de empregado/higienização de unidade e testagem de empregados.
Os empregados entendem que essas diretrizes devem ser decididas pela área de saúde/RH da empresa e não pela área de negócios. A intenção da empresa em retornar empregados que tenham pessoas no grupo de risco em sua casa também foi discutida. Na avaliação das entidades associativas e sindicais o momento exige compromisso pela vida.
Jornada de trabalho
A redução na jornada de trabalho de oito para seis horas para prestadores/atendentes foi outro ponto abordado na reunião. A medida causou transtornos para o atendimento às filas/informações.
Para a representação dos empregados, o momento exige novas contratações e não corte. A comissão Contec solicitou que o atendimento às unidades retorne aos horários normais, sem extensão de horários de atendimentos, e que não haja abertura de agências aos sábados e feriados.
Salientou que os empregados que estão na linha de frente, já em número reduzidos, sobrecarregados, em clima de tensão, sem que haja um reconhecimento e motivação por parte da empresa.
Calendário de negociação
O segundo encontro virtual, entre a comissão Contec e a CAIXA ocorreu na segunda (17) e discutiu a temática: Igualdade de Oportunidade, Violência Contra Mulher e Cláusulas Sociais.
A próxima videoconferência ocorre na quarta-feira (19) para tratar das Cláusulas Sociais/Saúde/Cláusulas pendentes. De 24 a 28 de agosto serão abordadas as Cláusulas pendentes e Finalização da Revisão do Acordo Coletivo de Trabalho, ainda sem horário definido.
Com informações da Contec