A ADVOCEF não somente participou como capitaneou a mobilização em defesa da CAIXA 100% PÚBLICA.
Com o depoimento da Presidente da República que iria abrir o capital da CAIXA, a ADVOCEF agendou diversas visitas nas instituições de reconhecida importância na história do país na defesa do Estado Democrático de Direito, a exemplo do Conselho Federal da OAB, Associação Brasileira de Imprensa – ABI, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Maçonaria (Grande Oriente do Brasil), onde fomos acompanhados pela CONTEC, CONTRAF, FENAE, FENACEF, FENAG, AUDICAIXA, ANEAC e outras entidades coirmãs, sem prejuízo de dezenas de audiências na Câmara dos Deputados e Senado Federal.
A ADVOCEF também atuou fortemente pela alteração do Projeto de Lei 4.330/2004, que possibilitava ampla terceirização, pondo em risco toda a atividade meio da nossa empresa, inclusive todo o seu quadro de advogados. Na Câmara Federal conseguimos, em acordo de lideranças, afastar do texto a terceirização indiscriminada nas empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias e controladas, no âmbito da União, estados, do Distrito Federal e municípios. Referido projeto se encontra no Senado Federal e permanecemos acompanhando a sua tramitação para garantirmos as conquistas alcançadas.
Da mesma forma, a nossa atuação no Senado Federal junto a CONTRAF, CONTEC e entidades parceiras, inclusive de outras estatais, com relação ao PLS 555/2015, foi de fundamental importância para impedir a brecha que possibilitaria, mais uma vez, a privatização da CAIXA, inicialmente com a obrigatoriedade da abertura do seu capital. Hoje o projeto foi remetido para a Câmara dos Deputados, onde a nossa luta continuará.
Como se vê, a ADVOCEF vem tratando com responsabilidade e eficácia todos os atos que ponham em risco a existência da CAIXA e a empregabilidade de todos nós.
De forma diversa, o candidato à presidente da chapa de oposição sugeriu uma “Marcha à Brasília, mediante o patrocínio de passagens e almoço aos participantes, Advogados da CAIXA, Associados ou não, que queiram participar dessa atividade”.
Tal sugestão foi rechaçada pela Diretoria e por vários membros do Conselho Deliberativo, tendo em vista a sua evidente ineficácia e elevadíssimo custo, que consumiria nossas reservas financeiras, uma vez que haveria deslocamento de centenas de colegas, inclusive não associados, para a Capital Federal. Além disso, já existia e ainda existe um trabalho conjunto das associações de empregados das demais estatais, seus sindicatos e centrais sindicais junto ao Congresso Nacional no mesmo sentido, bem como já havíamos recebido diversos apoios de entidades de grande expressão no cenário político brasileiro.
Temos um histórico de realizações e conquistas nos últimos anos. Possuímos projetos de suma importância em pleno andamento, aos quais daremos continuidade com seriedade e muito trabalho. Para tanto, contamos com o apoio de vocês, prezados associados!
No dia 30/03/2016, de 09:00 às 19:00, acesse o site da ADVOCEF (www.advocef.org.br) e vote Chapa 1 – ADVOCEF EM AÇÃO!