Aniversário da estatal foi marcado pelo aval do Banco Central para abertura do banco digital; entidades promoveram ato pela valorização dos empregados
O edifício-sede da Matriz I da CAIXA amanheceu, na terça-feira (12), repleto de balões com as cores do banco público num ato para comemorar os 160 anos da estatal, chamar atenção aos empregados, que foram essenciais para o enfrentamento da crise causada pelo novo coronavírus.
A manifestação foi promovida pela Federação Nacional das Associações da Caixa Econômica Federal (Fenae), Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Sindicato dos Bancários de Brasília e movimentos sindicais.
Durante o ato, a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e secretária de Cultura da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Fabiana Proscholdt falou sobre o trabalho desempenhado pelos empregados durante a pandemia.
“Os empregados têm feito um trabalho gigante durante dos benefícios sociais, atendendo mais da metade da população brasileira. Respeitem e valorizem os empregados. Somos nós quem construímos todos os dias esta empresa, e a CAIXA é o patrimônio dos brasileiros”, disse.
No evento, as entidades protestaram contra o aval do Banco Central (BC) para a criação do banco digital, pois o parecer favorável preocupa as instituições representativas dos empregados da CAIXA. A ideia inicial amplamente divulgada pela atual gestão é transferir as operações que são feitas pela estatal e abrir o capital da subsidiária no Brasil e no exterior.
“Nós esperávamos receber de presente do governo mais respeito, o anúncio de mais contratações ou melhores condições de trabalho. Mas, infelizmente, o que recebemos de presente foi a autorização do Banco Central para abertura do banco digital – o que representa mais um duro ataque à população e à sobrevivência da CAIXA”, disse o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto.
A proposta do banco digital deve ser apreciada pelo Conselho de Administração da CAIXA (CA). A expectativa é que a criação definitiva do banco digital ocorra ainda no primeiro semestre de 2021.
Leia mais sobre este assunto no site da Fenae.