A história da Advocef é marcada pelo forte apoio aos associados dispostos a contribuir além dos muros da CAIXA. Em busca do fortalecimento institucional, ao longo de sua trajetória, a associação encampou candidaturas de advogados ao Quinto Constitucional e ao Conselho Federal da OAB em vários estados do país.
Nos últimos anos, a Advocef tem ampliado a atuação em frentes de trabalho que afetam a vida dos advogados da CAIXA em diversos sentidos. Uma dessas ações diz respeito ao futuro dos empregados, que trabalham e sonham com uma aposentadoria tranquila.
Porém, diante do contexto de incertezas e crise de credibilidade pelo qual passa a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), esse anseio corre sério risco de tornar-se um imbróglio para os Participantes e Assistidos dos Planos de Benefício. Além de repercutir numa desvalorização de cotas, o déficit da FUNCEF também pode onerar quem faz parte do Novo Plano com o equacionamento.
É certo que a Fundação demanda mudanças estruturais profundas, com visão e atuação voltadas à busca incansável do seu restabelecimento financeiro e de sua perenidade. O trabalho da gestão deve ser desempenhado independente de ideais partidários e pautado na comunicação com os interessados, eleitores ou não. Para que isso aconteça, a Advocef sabe que é imprescindível o engajamento de todos os Participantes nos processos eletivos da Fundação.
Consciente de que para resolver os problemas da FUNCEF é necessário preparo, coragem e independência, a Advocef decidiu, em reunião de Diretoria, apoiar a candidatura da advogada Anna Claudia de Vasconcellos à Diretoria de Administração e Controladoria da Fundação.
A associação está certa de que conhecimento técnico, transparência, comunicação, qualidade no atendimento aos Participantes e Assistidos e a busca pelas melhores estratégias de investimentos são os pilares que sustentarão a construção de uma FUNCEF com Futuro.