A presidente da entidade, Anna Claudia de Vasconcellos, congratula os associados pela dedicação e o empenho na profissão
“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.
O juramento solene feito por todos os advogados no momento que recebem a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) norteia a carreira de homens e mulheres chamados a defender ou interceder pelo reconhecimento dos direitos de cidadãos perante a Justiça.
Assim também é o trabalho dos membros da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef). Ao representarem o maior banco público da América Latina, em processos judiciais e administrativos, os advogados da estatal contribuem na preservação do Estado Democrático de Direito.
“Nosso único cliente é a CAIXA. Porém, ao postular em favor da estatal, nós também estamos trabalhando em prol de milhares de brasileiros, para garantir que as políticas públicas essenciais, fomentadas pelo banco, cheguem à população”, explica a presidente da Advocef, Anna Claudia de Vasconcellos.
Na data que marca o Dia da Advocacia, a diretora da entidade lembra a importância da atividade para a concretização da Justiça e reafirma o compromisso da Advocef na luta pela categoria.
“A própria Constituição Federal, no artigo 133, reconhece a indispensabilidade da advocacia. Por isso eu parabenizo os advogados da CAIXA pelo empenho e a brilhante atuação na estatal”, congratula.
Os advogados da instituição desempenham um trabalho dinâmico, e atuam, muitas vezes, entre os regimes público e privado. Além disso, os profissionais de cada região do país têm realidades e reivindicações específicas, que chegam até à Associação por meio dos 40 representantes de jurídicos.
Mesmo assim, a presidente da Anna Claudia de Vasconcellos faz questão de visitar os estados e realizar o Ciclo de Palestras, para ver de perto a dinâmica de cada local.
“Tenho visitado diversos estados e vejo o esforço dos colegas para fazer um bom trabalho diante dos desafios jurídicos e de gestão que enfrentam diariamente. Por isso, a Advocef luta para que cada vez mais o advogado da CAIXA tenha seu trabalho valorizado e respeitado”, assegura Vasconcellos.
Atualmente, a Advocef conta com 898 advogados associados. Desses, 57 são profissionais aposentados. A Associação foi criada há 27 anos com o objetivo de promover a integração dos advogados em nível nacional, visando à defesa dos seus direitos e interesses, especialmente pela melhoria das condições de trabalho.