Na terceira etapa da programação da manhã deste sábado, ocorreu a discussão e votação de propostas.
Foram 19 temas sugeridos pelos próprios associados, envolvendo Condições de Trabalho, Honorários, Advocacia Estatal e demais assuntos.
Na dinâmica do encontro, depois de discutidas as questões de ordem, cada proponente teve a oportunidade de explicar sua ideia e colocar a mesma para discussão e votação do plenário.
A primeira proposta foi de redução de jornada para 6 horas diárias de trabalho. O secretário da Diretoria Executiva, Justiniano Dias da Silva, esclareceu que “qualquer relação de trabalho já deliberada não pode ser modificada este ano, já que as últimas “negociações” estão em vigor até 2018.
O Diretor de Relacionamento Institucional da Advocef, Carlos Castro, explicou a função desse momento. “As propostas apresentadas pelos nossos associados e também não associados vem para debate aqui da assembléia geral ordinária e nós aprovamos e deliberamos as que deverão ter seguimento. A partir do Congresso, a Diretoria Executiva se reúne e toma as providências necessárias ao cumprimento do que é deliberado aqui pela categoria”. O Diretor enfatizou a importância desse espaço de discussão, ressaltando que “esse momento é para abrir democraticamente as alterações e os encaminhamentos necessários das nossas atividades enquanto associação. Como é uma associação de advogados, já dá pra imaginar… todo mundo já tem todos os códigos e a constituição na cabeça, então torna-se um debate brilhante e até acalorado diante da nossa própria profissão, daquilo que nós fomos treinados para tal”.