No dia 13/01/2016 o Presidente Álvaro Weiler Jr. participou de reunião com presidentes de outras entidades de empregados e aposentados da CAIXA no intuito de discutir o futuro da FUNCEF.
O encontro ocorreu na sede da FENACEF, em Brasília/DF, com objetivo de discutir e analisar o que poderia ser feito no sentido de viabilizar melhoria da governança da FUNCEF. Foram convidadas pela FENACEF as seguintes entidades: FENAE, FENAG, ADVOCEF, ANEAC, AUDICAIXA e ANIPA. A FENACEF informou que não conseguiu contato com a ANBERR.
Estiveram presentes os presidentes da FENACEF, Edgard Antônio Bastos Lima, FENAE, Jair Pedro Ferreira, FENAG, Nilson Alexandre de Moura Júnior, ADVOCEF, Álvaro Sérgio Weiler Júnior, ANEAC, Luiz Guilherme de Matos Zigmantas, e o diretor da AUDICAIXA, Franmarion Tenório Padilha.
O presidente da FENACEF abriu a reunião reforçando o objetivo do encontro e a necessidade de achar um ponto de convergência sobre os temas relacionados à FUNCEF que permita um trabalho em conjunto das entidades representativas de participantes e assistidos para o futuro.
O Presidente Álvaro saudou a iniciativa da FENACEF, lembrando da mobilização já realizada quando da defesa da manutenção da Caixa 100% pública. Há divergências, mas há itens convergentes e acha importante que se unam forças para atingir os objetivos. Informou que a grande maioria dos colegas da ativa ainda estão alheios ao que está acontecendo na FUNCEF e que justamente estes já está pagando pelo déficit pelo impacto mês a mês nas suas cotas. Informou que esteve reunido em dezembro/2015 com o Presidente do Conselho Deliberativo da FUNCEF, Dr. Joaquim Lima, e entregou documento requerendo o fim do voto de minerva na Diretoria Executiva, fato que demonstraria boa vontade para iniciar as mudanças. No mesmo documento, a ADVOCEF também requereu que houvesse rodízio na gestão das Diretorias da FUNCEF, entre indicados e eleitos, bem como fosse firmado um convênio entre a FUNCEF e a CAIXA para a cessão de empregados pela patrocinadora para a Fundação, a exemplo do que já existe entre o Banco do Brasil e a PREVI. Destacou a importância da reunião o tratamento dos assuntos em que existam convergências.
Neste primeiro encontro, de caráter propositivo, foram apresentados e definidos os seguintes temas para deliberação:
– melhoria da governança;
– medidas para evitar a ingerência política na gestão;
– fim do voto de Minerva na Diretoria Executiva;
– verificação do contencioso jurídico;
– aumento da participação do empregado CAIXA na gestão da Fundação;
– revisão do índice de alçada decisória na Diretoria Executiva;
– alternância, entre indicados e eleitos, na gestão das diretorias da FUNCEF;
– criação de um grupo indicado pelas entidades para acompanhamento sistemático dos atos e fatos da Fundação.
Cada entidade após a exposição dos temas se posicionou e, após deliberação e consenso, as prioridades de ação conjunta estabelecidas para este momento foram:
– fim do voto de Minerva na Diretoria Executiva;
– verificação do contencioso Jurídico;
– aumento de participação do empregado Caixa nos quadros da FUNCEF;
– alternância, entre indicados e eleitos, na gestão das diretorias da FUNCEF.
Os demais temas serão tratados à medida que os primeiros itens escolhidos como prioritários sejam devidamente encaminhados e estarão presentes na pauta da próxima reunião que acontecerá no próximo mês em Brasília.
Atenciosamente,
Diretoria