Reunião marcada para a próxima quinta-feira (20) discutirá iniciativas contra a Resolução nº 25 da CGPAR
Entidades representativas dos funcionários da CAIXA marcaram para a próxima quinta-feira (20) uma reunião para discutir planos de mobilização contra as novas diretrizes do governo que afetam os planos de previdência das empresas estatais. O encontro, que acontecerá na sede da Fenae, tem objetivo de preparar campanha em defesa da aposentadoria dos participantes da Funcef.
As novas diretrizes fazem parte da Resolução nº 25 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), e podem gerar redução na aposentadoria dos participantes de fundos de pensão. A resolução, publicada no dia 7 deste mês, prevê mudanças no patrocínio de planos de previdência complementar como um limite de 8,5% da folha de salário de participação para a contribuição normal do patrocinador a novos planos de benefícios.
Segundo publicação do portal da Fenae nesta terça-feira (18), com as novas diretrizes, o patrimônio dos trabalhadores, administrado pelos fundos de pensão – cerca de R$ 830 bilhões (12% do PIB Nacional) até 2017 – será atacado e os benefícios, reduzidos.