Ontem, 01/08, o Presidente Álvaro Weiler e o Diretor de Relacionamento Institucional Carlos Castro participaram de Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, em Homenagem aos Quarenta Anos da Fundação dos Economiários Federais – FUNCEF.
Devemos comemorar a existência da nossa entidade fechada de previdência complementar nas últimas quatro décadas, todavia também devemos aumentar a conscientização dos empregados e aposentados da CAIXA (participantes e assistidos da FUNCEF) para a importância desse assunto.
Diante de um déficit bilionário nos últimos anos, a ADVOCEF tem buscado parcerias com outras entidades (vide Carta em Defesa da FUNCEF) para, em conjunto e de forma coordenada, assegurar o direito dos participantes e assistidos ao pleno acesso às informações relativas à gestão dos seus respectivos planos. Mais especificamente, informações sobre a real situação da Fundação, com a precificação a mercado dos seus ativos e mensuração exata do seu passivo, ou seja, capacidade financeira para o pagamento dos benefícios. Tais entidades têm como princípios a união e cooperação, entre si e com outras entidades, para preservar os direitos dos participantes e assistidos, fiscalizar o cumprimento das obrigações da patrocinadora e do governo e, em última instância, evitar a fragilização do próprio sistema de previdência complementar fechado. Um dos principais focos é o contencioso judicial da FUNCEF e a responsabilidade da CAIXA na formação desse passivo.
Em suma, precisamos fomentar a cultura de fiscalização por parte de todos os participantes e assistidos e buscar a máxima transparência por parte da FUNCEF. Transparência de informações, apuração de responsabilidades e divulgação mensal do plano efetivo (ALM) para recuperar os resultados da FUNCEF.
Atenciosamente,
Diretoria