Resultados foram obtidos na gestão do associado Gilson Costa de Santana, em 2022, e divulgados aos gestores da Fundação na terça (23)
A FUNCEF apresentou avanços consistentes em governança, controles internos e transparência durante a gestão do associado Gilson Costa de Santana. Essa foi a conclusão da CAIXA após o trabalho de monitoramento e supervisão da Fundação ao longo de 2022, cujo resultado foi divulgado em reunião com os gestores na terça-feira (23).
O advogado da CAIXA, Gilson Costa de Santana, esteve à frente da FUNCEF de maio de 2021 até março de 2023. Entre os pontos avaliados pelo trabalho de supervisão estão: gestão de investimentos e do passivo atuarial, conformidade, processos internos e comunicação.
“A FUNCEF tem buscado melhorar os processos de governança e isso está claro com a conclusão do monitoramento, agora, é muito importante atuar na manutenção desses avanços e trabalhar no aprimoramento dos resultados já alcançados”, comenta o presidente da Advocef, Marcelo Quevedo do Amaral.
Esse trabalho de supervisão é permanente e envolve equipes das gerências nacionais de Benefícios e FUNCEF (GEFUB), Supervisão do Conglomerado e FUNCEF (GESCI) e Monitoramento das Participações e da Patrocinada (GEPAR). O resultado é consolidado e apresentado primeiramente aos órgãos colegiados da CAIXA, incluindo o seu Conselho de Administração, em seguida à FUNCEF.
Durante a reunião, com os gestores da FUNCEF, o gerente nacional de Benefícios da CAIXA, Henrique José Santana, disse que o trabalho de supervisão identifica importantes avanços, traz sugestões de melhoria e ajuda a estabelecer prioridades. “Sabemos que muito já está sendo feito, nossa expectativa é de observarmos mais aprimoramentos em processos e governança em 2023”.
O atual presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes, disse que os direcionamentos serão levados em conta na revisão do planejamento estratégico da Fundação, que está em sua fase final. “E queremos o apoio da patrocinadora para atuarmos cada vez mais diretamente com os empregados CAIXA da ativa, que estão construindo o seu futuro conosco”, disse Ricardo Pontes.
A CAIXA aportou R$ 2,4 bilhões em contribuições na FUNCEF no último ano. Para o presidente da Fundação, isso mostra a confiança da patrocinadora no retorno deste investimento no futuro previdenciário de seus empregados.
**Com informações da FUNCEF. Confira a íntegra do conteúdo aqui.