Decisão foi motivada pelo grande número de inscritos, além de fatores legais e orçamentários, segundo nota do Ministério da Cidadania
A antecipação da segunda parcela do auxílio emergencial foi cancelada pelo governo federal na noite da quarta-feira (22). De acordo com uma nota divulgada pelo Ministério da Cidadania, a decisão ocorreu por conta do grande número de cadastros para receber a renda.
“Por fatores legais e orçamentários, pelo alto número de requerentes que ainda estão em análise, estamos impedidos legalmente de fazer a antecipação da segunda parcela do Auxílio-Emergencial.”, diz a nota.
Na segunda (20), a diretoria da CAIXA informou que a antecipação do pagamento ocorreria já nesta quinta-feira (23), mas o governo federal desistiu da medida.
Ainda segundo a nota divulgada pelo ministério da Cidadania, o órgão produziu uma nota técnica e “solicitou à equipe econômica a previsão para uma suplementação orçamentaria o mais rápido possível.”
Após essa definição o ministério da Cidadania deve completar o atendimento da primeira parcela e anunciar o calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial em maio.