Com história atuante na Advocef, Adonias iluminou caminhos e deixou boas lembranças por onde passou
“Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração”. O trecho da Canção da América, de Milton Nascimento, é o pano de fundo para falar de um grande amigo e colaborador da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef). Adonias Melo de Cordeiro partiu de forma precoce, mas, iluminou os caminhos e marcou a todos com sua doçura, amabilidade e paixão pela música.
Eclético, o advogado escutava todos os estilos e sempre fazia questão de levar um item essencial em suas viagens à trabalho: uma caixinha de som para garantir música e alegria por onde passava. E tocava de tudo! Forró, música clássica, erudita… melodias que davam o tom de um ser humano considerado pelos amigos como um homem tranquilo, afetuoso, brincalhão e dono de uma alegria contagiante. Muitos advogados ainda guardam os CDs com canções selecionadas por Adonias, como revela a presidente da Advocef, Anna Claudia de Vasconcellos.
“Adonias foi a pessoa mais doce que conheci na CAIXA. Apreciador de música, presenteava os amigos com CD’s com faixas por ele selecionadas. Tive o privilégio de ter sido alçada a essa categoria: ganhei meus CD’s. Adonias era presença certa no Congressos da Advocef e encontros técnicos, muito engajado no movimento associativo. Não faltava às plenárias, nos últimos anos, acompanhado de seus chás. Também não faltava às festas”, recorda.
Quem também compartilha boas lembranças com o advogado é o vice-presidente da Advocef, Fernando Abs, que entrou na CAIXA junto com Adonias, em 2001. Abs lembra que o colega dedicou os últimos 19 anos ao trabalho no Jurídico de Fortaleza (Jurir-FO) e, na Advocef, integrou o Conselho Fiscal, foi representante regional no estado do Ceará e, também, participou da Comissão de Honorários.
Abs conta que os dois tiveram uma proximidade maior em 2018, quando foram designados para fazer um trabalho no Jurídico de Belém. Segundo ele, os dois trabalhavam sempre ao som de uma música de fundo. Além disso, o tempo juntos fez o vice-presidente da Advocef conhecer um pouco mais do amigo, que, segundo ele tinha uma personalidade muito agradável e fácil de lidar, o que contribuiu com os resultados positivos do trabalho que desenvolveram juntos.
“O Adonias era uma pessoa do bem, muito religioso e naquela ocasião me deu um presente que eu guardo com muito carinho e agora ainda mais: um evangelho em português e inglês, um livrinho com o Novo Testamento. Ele era uma pessoa do bem, um espírito elevado. Nós perdemos um grande amigo, lamentavelmente e é uma tristeza”, diz.
Para o diretor de relacionamento institucional da Advocef, Carlos Castro, falar em Adonias é falar de um bom amigo, de um bom companheiro de associação, que teve serviços relevantes prestados aos advogados da CAIXA.
“Na presidência da Advocef, quando tomei posse no meu segundo mandato, eu tive o privilégio de homenageá-lo pelos seus dez anos de CAIXA e de associado. Adonias marcou época na nossa associação, no nosso Conselho Fiscal, foi um associado combativo e participante”, comenta Castro, que também ganhou CDs gravados por Adonias, presentes que afirma guardar com carinho e vez ou outra tem a oportunidade de ouvir.
O advogado Angelo Ricardo Alves da Rocha conta que soube da paixão de Adonias pela música no último Congresso da Advocef no Ceará. “Nós conversamos um pouco e logo se ofereceu para gravar algumas músicas de seu acervo para mim e minha esposa. Ao fim do evento nos presenteou com uma coletânea de forrós que selecionou durante os dias do Congresso. Pessoa gentil que deixará saudades”.
Aprendizado
A advogada Melissa dos Santos Pinheiro Vassoler Silva atuou ao lado de Adonias no Conselho Fiscal da Advocef entre 2014 e 2016. Para ela, a oportunidade foi um aprendizado enorme e a experiência que ele tinha no Conselho e na advocacia da CAIXA, contribuíram para crescimento profissional dela.
“Eu pude vivenciar momentos de sua generosidade sem tamanho. Além dos CD’s, o Adonias trazia calendários, quitutes típicos do Ceará, e alegria que a todos contagiava durante as reuniões. Ele era um ser de luz, apaixonado pela família, de quem sempre falava orgulhoso, e por seu ofício. Tenho certeza de que o céu está em festa e de que sua missão aqui na Terra foi cumprida! Agradeço a Deus a oportunidade que tive de conhecê-lo e espero que sua família saiba o quanto ele era querido na CAIXA e na Advocef.”
O guerreiro
A presidente da Advocef, Anna Claudia de Vasconcellos lembra da fé e do otimismo do amigo na conversa que tiveram pouco antes dele ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Muito religioso, Adonias se afirmava um guerreiro de Deus.
“Tinha certeza de que venceria a luta. Todos tínhamos! Todos acompanhamos a batalha, emanando energias de cura e superação. Se afirmava um guerreiro de Deus. Acredito. Como lutou! Certamente, Ele o receberá como um guerreiro da boa luta. Ontem soube que em sua última veste estava com o broche da Advocef. Impossível conter a emoção, nem as lágrimas! Fará falta. Muita falta. Vá em paz querido e doce Adonias!”
O diretor de relacionamento institucional, Carlos Castro lamenta a partida prematura do amigo e afirma que o advogado fará muita falta não só ao Jurídico de Fortaleza, mas também a toda categoria de advogados da CAIXA.
“Deus me presenteou com esse privilégio de tê-lo como amigo e de guardá-lo para sempre na lembrança como um homem de bem, um excelente pai de família um grande amigo. Adonias vive!”
Adonias, Adonai!
Adonias, Adonai!
Se Deus existe
Adonias existiu!
Só Deus pra criar
Seres de luz
Que iluminam
Nossa caminhada.
Só Deus pra dar vida
À alegria esfuziante
À satisfação do estar com
À inteligência dócil
À sagacidade ingênua.
Só Deus pra nos brindar
Com uma dose de amor
Com um porre de felicidade
Com uma farra de satisfação
Com um vício de sabedoria.
Adonias cantou sem ser tenor
Dançou sem ser bailarino
Brincou sem ser palhaço
Viveu sem ter pudor.
Ele nos encantou
E não se desencantará
Pois o encanto, como Deus,
É eterno e onipresente.
Adonias, Adonai!
Os deuses te recebem em festa!
Meu convite está guardado e em breve brindaremos juntos.
Poema de autoria do advogado Jairdes Carvalho Garcia.