Banco ampliou de oito para 11 meses a carência de pagamento do Pronampe. Pausa no contrato pode ser solicitada via Internet Banking
A CAIXA ampliou o tempo de pagamento dos empréstimos feitos pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A partir de segunda-feira (12), os empreendedores que contratam a modalidade de crédito podem prorrogar o prazo de oito para 11 meses.
Segundo a CAIXA, o maior tempo de carência pode ser solicitado via Internet Banking, para que o empreendedor não precise ir até uma agência. Basta acessar a plataforma, ir até o espaço dedicado aos contratos e selecionar a opção “solicitar prorrogação de pausa Pronampe”. A medida, porém, não altera o prazo total do contrato.
De acordo com o Ministério da Economia, nas três fases, o Pronampe disponibilizou mais de R$ 37 bilhões em financiamentos para quase 520 mil micro e pequenos empreendedores. Desde o início das contratações na CAIXA, em junho de 2020, foram financiados R$ 16,4 bilhões pelo banco, o que representa 41,7% de todos os contratos firmados no país nessa modalidade.
Um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional pretende tornar o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) uma política oficial e permanente de crédito. O texto foi aprovado no Senado e segue para análise da Câmara dos Deputados.
O Pronampe foi criado em maio do ano passado para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e, ao mesmo tempo, manter empregos durante a pandemia de covid-19. As micro e pequenas empresas beneficiadas pelo programa, quando de sua criação, assumiram o compromisso de preservar o número de funcionários e puderam utilizar os recursos para financiar a atividade empresarial, como investimentos e capital de giro para despesas operacionais.
Com informações da Agência Brasil