Associados sugerem livros que levam o leitor da Era Medieval ao Futuro da Humanidade
O ‘Na Estante’ é um projeto de fomento à leitura, que pretende estimular os nossos associados a lerem e recomendarem títulos dos mais diversos gêneros literários. Dessa vez, as dicas sugerem uma viagem no tempo, com um romance histórico da Idade Média, uma ficção científica e uma especulação futurista de qual será o destino da humanidade na Terra.
Para iniciar a jornada, o associado Laert N. Araújo, de Aracaju (SE), indica a obra “O Nome da Rosa”, de Umberto Eco.
“É um dos livros mais ilustrados e interessantes que já li e reli. Uma história bem contada, ambientada na Idade Média”, conta o advogado.
O romance histórico se passa na Itália, em 1327, e apresenta a história do frei Guilherme de Baskerville, que recebe a missão de investigar a ocorrência de heresias em um mosteiro beneditino. Com uma narrativa repleta de mistérios, o rumo das investigações muda completamente após a morte de sete monges em uma semana.
Ao lado do noviço Adso de Melk, o frei enfrenta a resistência de alguns religiosos e vai fundo nas investigações até descobrir que os crimes têm ligação com a manutenção de uma biblioteca onde são mantidas em segredo obras apócrifas.
Título: O nome da Rosa
Autor: Umberto Eco
Número de páginas: 512
A próxima dica pretende levar os leitores à uma outra dimensão: o universo Star Wars, que mistura fantasia, ficção científica e aventura. A Trilogia Thrawn, indicada pelo advogado Geraldo Saviani da Silva, de Londrina (PR), é uma sequência de obras do escritor Timothy Zahn. Nos livros, os heróis da trilogia original lutam contra o mais novo líder do que restou do Império Galáctico, o Grão-almirante Thrawn. Enquanto isso, tentam estabelecer o equilíbrio interno necessário para consolidar a Nova República.
“O ideal é iniciar a leitura pelo primeiro volume, pois, a sequência é muito boa. E para melhor compreensão, naturalmente devem ser lidos os três volumes e em ordem. Acrescento que se trata de uma leitura leve, agradável, e que cria uma enorme expectativa para o desenrolar dos diversos enredos que a obra trata com maestria”, explica o associado, que está lendo “O último comando”, terceiro livro da série.
Título: O último comando
Autor: Timothy Zahn
Número de páginas: 528
O destino final dessa viagem literária traz a indicação do advogado Jayme de Azevedo Lima, o livro “Homo Deus”: uma breve história do amanhã, do autor Yuval Noah Harari. A obra instiga reflexões por meio de questões filosóficas, como a experiência humana, o individualismo, emoções e consciência. Com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade.
“Nessa obra, o autor indica para onde vamos de certa forma por conta da inteligência artificial”, diz Jayme.
Título: “Homo Deus”: uma breve história do amanhã
Autor: Yuval Noah Harari
Número de Páginas: 448
Para enviar uma sugestão de leitura escreva para o e-mail da comunicação interna comunicacao@advocef.org.br.