Até agora mais de 46,2 milhões de brasileiros já receberam a primeira parcela do auxílio emergencial. Advocef reconhece e parabeniza o esforço dos empregados da CAIXA no cumprimento desta missão
O pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 é uma das missões mais importantes da história recente da CAIXA. O banco assumiu sozinho a tarefa de entregar a verba para mais de 40 milhões de brasileiros com feitos inéditos: em uma semana abriu cerca de 10 milhões de contas Poupança Social Digital, gratuitamente, e promoveu a maior bancarização do país.
A crise causada pela pandemia de coronavírus colocou a população, as empresas e as instituições diante de um cenário incerto, que ninguém estava preparado para viver. Mesmo assim, a CAIXA tem cumprido o papel social, que é atuar no desenvolvimento sustentável do país e contribuir para melhorar a vida das pessoas, especialmente as de baixa renda, como comenta a presidente da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef), Anna Claudia de Vasconcellos.
“Esse é o momento de todos nós reconhecermos e agradecermos aos colegas da CAIXA que estão na linha de frente da prestação de um serviço essencial na vida de milhões de brasileiros. Mesmo diante das dificuldades, das longas jornadas de trabalho e da exposição ao risco de contágio, eles continuam cumprindo a missão com solidariedade, dignidade e respeito”, diz.
O esforço coletivo dos empregados da CAIXA fez mais de 46,2 milhões de brasileiros receberem a primeira parcela do auxílio emergencial. De acordo com o banco público, aplicativo da instituição teve 67,5 milhões de downloads e permitiu 49,2 milhões de cadastros. A Central de Atendimento 111, para tirar dúvidas das pessoas, recebeu mais de 98,6 milhões de ligações no final de abril.
Reconhecimento além da CAIXA
A atuação dos funcionários do banco em meio à pandemia tem sido reconhecida por alguns jornalistas da grande mídia. Em abril, o jornalista Octávio Guedes, do programa Estudioi, na GloboNews, homenageou os empregados da CAIXA pelo trabalho para garantir que os brasileiros continuem tendo acesso aos benefícios sociais.
“A CAIXA mostrou a sua importância como banco público e com a tecnologia social, para uma equipe econômica que dizia que privatizar tudo era a solução (…) então aos funcionários da CAIXA minha homenagem hoje”, comentou durante o encerramento do programa.
No início de maio, foi a vez da âncora do jornal Fala Pará, da TV Record, Priscilla Amaral mandar o recado de apoio aos empregados da CAIXA. Durante a fala, ela comentou uma agressão sofrida por um bancário numa agência do Amazonas, estado que atualmente é um dos mais atingidos pelo coronavírus no Brasil.
“Muitos trabalhadores estão se esforçando para garantir o bem estar alheio por amor ao que fazem, por honrar seus juramentos profissionais de servir ao próximo”.
A jornalista pediu tolerância, falou das dificuldades enfrentadas para viabilizar o pagamento do auxílio e comparou os empregados da CAIXA a heróis.
“Viva os bancários! Vocês também estão na linha de frente. Também se arriscam todos os dias! Também são heróis”, escreveu na rede social.