A afirmação foi dada pelo presidente da estatal, Pedro Guimarães, durante encontro com parlamentares da região Nordeste
Os juros para a Linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) podem ficar mais baratos. É que o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, disse que vai estudar a redução dos tributos.
Durante encontro com parlamentares da região Nordeste, na última quinta-feira (9/8), Guimarães afirmou, ainda, que o Ministério da Economia avalia diminuir em até dois terços a taxa de fiscalização dos contratos de repasse de recursos do Tesouro para Estados e municípios, que atualmente chega a quase 12%.
Em relação às acusações de que o banco não estaria repassando o crédito para a região Nordeste, o executivo reafirmou que a CAIXA é um banco de todos e negou qualquer orientação política sobre as contratações de empréstimos firmadas pela empresa.
Os parlamentares também aproveitaram o encontro para falar sobre as taxas dos contratos de repasse. Descontentes com os encargos, eles informaram o presidente da CAIXA de que começarão a discutir uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para eliminar a estatal como intermediária e atribuir essa função aos órgãos de controle.
Por sua vez, Guimarães informou que está em discussão no governo reduzir a taxa de 12% para algo “em torno de 4%”. Essa cobrança incide também sobre o repasse das emendas parlamentares feitas no Orçamento para obras nas bases eleitorais.