O banco ainda informou, na tarde de ontem, que as famílias afetadas poderão solicitar o saque do FGTS
A CAIXA, que já havia anunciado a abertura de uma conta poupança para receber doações para Brumadinho (MG), informou, na tarde de ontem (28), que as famílias afetadas pelo rompimento da barragem de rejeitos da Vale poderão solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Como noticiado pela Agência Brasil (28), a Lei Federal 10.878/2004 assegura o direito ao saque de parcela do FGTS em caso de “necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural”. O limite máximo para a retirada será de R$ 6.220.
Para os interessados em doar qualquer quantia em apoio às vítimas, a conta poupança criada pelo banco recebeu o nome Juntos por Brumadinho. Os dados para realizar depósitos e transferências é Agência 2808, Operação 013, Conta 3-5.
Leia a íntegra da notícia na Agência Brasil.
Autor: Advocef Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal
http://www.advocef.org.br A Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal – ADVOCEF foi criada em 15 de agosto de 1992, com o objetivo de promover a integração dos advogados em nível nacional, visando à defesa dos seus direitos e interesses, especialmente pela melhoria das condições de trabalho.
Sua criação decorreu da necessidade de congregar o corpo jurídico da CAIXA, ante o cenário vigente à época na empresa e que trazia expectativa de mudanças lesivas aos interesses dos advogados.
Em meio ao contexto conturbado que surgia com o advento da informatização, bem como na iminência de terceirização massiva das atividades jurídicas da CAIXA, um grupo idealista se viu motivado a encabeçar a iniciativa, a qual recebeu apoio integral de toda a categoria, inclusive financiando com seus próprios meios todos os custos envolvidos.