Oportunidades incluem empréstimos com juros baixos para pessoas físicas, empresas e agronegócio
A CAIXA vai disponibilizar novas linhas de crédito para pessoas físicas, empresas e agronegócio com o objetivo de financiar a produção de energias renováveis. A ideia é que as linhas de crédito com juros reduzidos incentivem a geração de energia limpa, a redução de insumos, de resíduos e a emissão de gases que causam o efeito estufa.
Uma das opções é o CAIXA Energia Renovável, crédito pessoal para o financiamento de sistemas de energia elétrica fotovoltaica e custos de instalação para residências com taxas a partir de 1,17%. O novo produto estará disponível em breve nas agências do banco, que poderá financiar até 100% do projeto, limitado à capacidade financeira do cliente.
Outra modalidade já disponível para contratação é o MPE Ecoeficiência. Por meio dela, o empresário pode adquirir máquinas e equipamentos novos com finalidade específica no processo produtivo da empresa, como por exemplo: sistema de minigeração de energia por fontes renováveis ou sistema de eficiência energética; sistema de aquecimento solar de água; sistema de redução de desperdício, reciclagem ou tratamento de insumos ou recursos naturais; controladores de filtragem de gases ou partículas, entre outros.
No agronegócio um dos destaques é o Inovagro, programa de incentivo à inovação tecnológica na produção agropecuária, que estimula e dinamiza o processo por meio do financiamento de máquinas e equipamentos. Há também o programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) composto por sete modalidades, das quais seis são referentes às tecnologias para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, e uma promove ações de adaptação às mudanças climáticas.
Para conhecer os detalhes de cada modalidade acesse www.caixa.gov.br ou ligue 0800 726 0101. Com informações do site Caixa Notícias.