Com a campanha de popularização do home equity, banco pretende multiplicar a carteira de crédito para R$ 40 bilhões
A CAIXA quer popularizar o home equity, empréstimos que têm imóvel como garantia. A ideia do banco é criar uma campanha com a intenção de multiplicar a carteira de crédito no setor para cerca de R$ 40 bilhões, como informa o site Money Times.
A modalidade já é operada pela CAIXA, mas, de acordo com a diretoria da estatal, ainda ocorre de forma “muito tímida”. Do estoque de cerca de R$ 11 bilhões, o banco público detém cerca de um terço do mercado.
Na avaliação da estatal, a redução da Selic além de contribuir para a queda das taxas de juros da economia, ajudará os bancos a fortalecerem as operações de crédito já que estão ganhando menos com cada empréstimo, o que tem pressionado suas receitas.
No crédito pessoal, por exemplo, os bancos cobram juro ao redor de 80% ao ano, segundo dados mais recentes do Banco Central. Com a garantia do imóvel, o juro cairá para uma faixa de 7% a 10% ao ano, mais TR, ou com uso de IPCA ou ainda com uso uma taxa fixa anual.
Conforme explica a diretoria do banco, na primeira etapa, que começa na próxima segunda-feira (3), o banco vai oferecer o produto para quem ainda não tem essa modalidade de empréstimo, embora seja dono de imóvel. Depois, vai mirar aqueles que já têm um imóvel oferecido como garantia de um empréstimo.
A possibilidade de uso do imóvel para tomar empréstimos adicionais foi regulamentada recentemente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com o Banco Central prevendo que a medida tenha poder de criar um volume adicional de crédito de R$ 60 bilhões no país.
Confira a matéria do Money Times na íntegra aqui