Artigo publicado pela Fenae explica que a rentabilidade dos fundos de pensão chega a ser até 53% maior do que na previdência aberta
Pesquisa realizada pela Fundação dos Economiários Federais (funcef) aponta diminuição da contribuição para os planos de previdência complementar no primeiro semestre de 20108. Segundo os dados divulgados, a queda foi de 5,32% nas contribuições dos participantes do REB e 1,65% no Novo Plano.
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), em artigo publicado na última segunda-feira (29), explica que a rentabilidade dos fundos de pensão chega a ser até 53% maior do que na previdência aberta e alerta ao impacto disso no planejamento futuro das pessoas.
“A principal consequência é a redução do benefício futuro. Quanto menores as contribuições e a reserva acumulada ao longo dos anos, menor será o valor a receber na aposentadoria. No Novo Plano, a faixa contributiva prevista no regulamento é de 5% a 12%, enquanto no REB, é de 2% a 7%”, informa o artigo.