De acordo com a Polícia Federal prejuízo pode ser de R$ 2 milhões. Veja dicas de como se prevenir dos golpes
A Delegacia da Polícia Federal (PF) de Niterói (RJ) deflagrou na quinta-feira (22) a Operação Abono. O objetivo da ação é desarticular suposta organização criminosa especializada em fraudes contra a CAIXA envolvendo o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com a PF, o prejuízo pode ter atingido cerca de R$ 2 milhões.
Como informa O Globo, foram expedidos pela 11 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão temporária. Desses, já foram cumpridos sete mandados de prisão e uma prisão em flagrante foi realizada pela falsificação de documentos públicos.
Além disso, a PF detalhou que durante a investigação na residência de um dos suspeitos foram encontrados diversos documentos falsificados e suportes originais de documentos, além de farto material utilizado para a falsificação. Ao longo de toda a investigação 23 pessoas foram indiciadas, além de outras quatro prisões em flagrante e duas prisões preventivas.
Veja dicas para se prevenir
Diante dos casos de golpes envolvendo os benefícios sociais pagos pela CAIXA, o jornal O Globo elencou uma série de dicas de como se prevenir das fraudes. Confira:
• Use apenas os canais oficiais da CAIXA para obter informações sobre o saque do FGTS.
• Faça o cadastro somente no site e no aplicativo oficial do FGTS no Google Play e na Apple Store.
• Informe seus dados apenas dentro do aplicativo da CAIXA.
• A CAIXA não faz ligações nem envia e-mails ou mensagens. O único SMS enviado é para confirmação de acesso ao aplicativo.
• Não clique em links suspeitos recebidos por mensagem, SMS ou redes sociais. Desconfie de mensagens com ofertas fora do comum.
• Observe o “S” em HTTPS, protocolo que aparece antes do endereço dos sites. Isso indica que a conexão é segura para inserção de dados.
• Para conferir o certificado de segurança do site, observe se há um cadeado antes do endereço.
Confira a íntegra do conteúdo aqui