Prezados Associados
Na última sexta-feira, 20/11/2015, ADVOCEF e ANEAC, representada por seus Diretores Magdiel Jeus Gomes Araújo e Jorge Ricardo Amaral da Costa, bem como pelos representantes locais Eduardo Braz Ximenes, José Eduardo Castro de Almeida, Ricardo Almeida Gomes e Breno Assis Bandeira, estiveram em João Pessoa/PB com o Presidente da CPI dos Fundos de Pensão, Deputado Federal Efraim Filho. Na ocasião, foi entregue o Ofício ADVOCEF/AGECEF-RS/ANBERR/ANEAC/ANIPA/AUDICAIXA sobre eventual prorrogação do prazo para equacionamento do déficit da FUNCEF.
O contexto da CPI foi abordado pelo Deputado Efraim Filho, que discorreu sobre os problemas de gestão e equacionamento do déficit. Salientou que o foco principal da CPI está nos possíveis vícios advindos das tomadas de decisão. Afirmou que o equacionamento do déficit também é um problema do governo, estando em posições opostas os ministérios da fazenda e da previdência. A melhoria da gestão dos fundos também depende de alteração legislativa.
Em relação a possíveis vícios nas decisões tomadas pela gestão dos fundos de pensão, dentre os quais a FUNCEF, a CPI vem desenvolvendo um trabalho com os elementos obtidos no decorrer das apurações.
O parlamentar enfatizou que a CPI está à disposição para receber mais informações e demonstrou interesse em continuar investigando, todavia destacou que o prazo da CPI termina em 09/12/2015 e precisa ser prorrogado para que os trabalhos prossigam. Pediu o apoio das entidades junto aos líderes dos partidos e ao presidente da Câmara para obter essa prorrogação, sob o argumento da importância do tema para centenas de milhares de famílias afetadas diretamente, além do impacto para o próprio país.
Ao final da visita institucional reiterou o compromisso de se colocar totalmente à disposição em Brasília para receber as contribuições das entidades e levá-las adiante.