Prezados Associados
Nos últimos dias tomamos conhecimento de notícia inverídica, capaz de macular a reputação dos Advogados da CAIXA.
Em 01/04/2015 (4ª feira), o jornalista Lauro Jardim publicou a seguinte notícia no blog Radar On Line, da Revista Veja:
“Defesa Apática Francenildo: advogados da Caixa não a defenderam.
No julgamento do caso do caseiro Francenildo dos Santos Costa contra a Caixa Econômica, na semana passada, em Brasília, chamou a atenção dos desembargadores do Tribunal Regional Federal a falta de empenho dos advogados da estatal. Sequer fizeram a sustentação oral em defesa do banco. No entanto, avalia um desembargador, a Caixa deve apresentar um recurso especial ao STJ, prolongando ainda mais o caso.”
Cumpre esclarecer que os advogados do quadro fizeram tudo o que foi possível para bem defender os interesses da CAIXA. Após a apelação e a distribuição do processo no TRF1, fizeram audiência institucional com os desembargadores, entregaram memoriais, compareceram ao julgamento e fizeram sustentação oral. Durante a sessão de julgamento que deu parcial provimento ao apelo da CAIXA, um dos desembargadores chegou a elogiar a atuação dos advogados do quadro.
Dessa forma, repudiamos com veemência a notícia inverídica e pejorativa veiculada. Os advogados concursados da CAIXA de todo o país vêm atuando com profissionalismo e dedicação nessa e em todas as demais ações envolvendo a empresa.
A presente Nota de Repúdio, acompanhada de um pedido de retratação, está sendo enviada por email ao jornalista (radaronline@abril.com.br) e tentaremos contato com o mesmo para esclarecer ainda mais os fatos, caso necessário, bem como para salientar a inconsistência da sua fonte.
Atenciosamente,
Diretoria
Parabens pela pronta resposta à notícia, com certeza, mal intencionada. Resta saber quais interesses estão por trás de tal procedimento.
Senhores Diretores;
Caso persista a injuriosa notícia, é necessário intentarmos coletivamente, enquanto Advogados da CAIXA, através da ADVOCEF, ação de reparação contra a Revista Veja e o Sr. Lauro Jardim.
É o mínimo que se pode fazer para restabelecer nossa reputação coletiva e a verdade. Intolerável uma notícia falsa, de um fato que, sendo público, poderia ser melhor averiguado.
Att:
Lourenço Neto
Caros. Parabenizo-os pela pronta resposta à notícia maliciosa, que tenta jogar a sociedade contra o quadro de advogados da Caixa, o qual sempre se portou com toda dignidade na defesa da instituição. Um grande abraço
Advogado da CEF aposentado
caros colegas
muitíssimo oportuna sua intervenção. Em tempos que se faz tudo para desqualificar o governo, sobretudo por meio de uma empresa que é uma grande vitrine do governo federal como a CAIXA, os empregados e advogados tornam-se “presas fáceis” de notícias como estas. Concordo plenamente com o colega acima que sugere ações judiciais cabíveis.
E vocês esperavam o quê do panfleto braso-africânder? A verdade???
Parece que a Veja está preocupada com o Jurídico da CAIXA; outro dia, foi com o Diretor, hoje com alguns advogados … amanhã?
Tem que demandar judicialmente esse idiota!
E pedir indenização por danos morais coletivos!
Parabéns à ADVOCEF pela atuação tempestiva na defesa de todos nós, advogados da CAIXA. No entanto, entendo que devemos requerer o direito de resposta e não apenas a retratação, para que a Nota a ser publicada seja elaborada pela ADVOCEF e não pelo jornalista, que já demonstrou a sua leviandade ao publicar notícia inverídica.
Parabéns à direção da ADVOCEF pela pronta resposta.
A CAIXA foi condenada por um ilícito que teria sido cometido. Houve denunciação da lide ao(s) autor(es) do ilícito?
UPDATE: Anexamos a Certidão do Julgamento da Apelação objeto, com a prova da sustentação por advogado da CAIXA