Regra que limita em 8% ao mês o percentual entra em vigor nesta segunda (6/1)
O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse que a CAIXA é responsável pela redução da taxa de juros do cheque especial, que entra em vigor nesta segunda-feira (6/1). A declaração foi dada durante uma live no Facebook, no último sábado (4). Entre outros pontos, a medida, determinada pelo Banco Central, limita em 8% ao mês o percentual cobrado dos clientes pelo uso do serviço.
Na avaliação de Bolsonaro, o comportamento da CAIXA estimula a queda de juros em instituições financeiras e promove uma “concorrência leal”. Atualmente, o banco público cobra juros de 4,95% ao mês no cheque especial.
“A CAIXA está em 5% e eu tenho certeza que vai baixar mais ainda. E na verdade só chegou a 8%, através do Banco Central, porque a Caixa saiu na frente. Se a Caixa fosse um banco privado, eu acho que estaria no bolo dos 14%”, disse durante live no Facebook, no último sábado (4/1).
As novas regras em vigor nesta segunda-feira valem para os novos clientes. Já para os correntistas antigos, as normas valem a partir de 1º de junho.