Prezados Associados
ADVOCEF, ANEAC, AUDICAIXA, ANBERR e FENAG, representando milhares de empregados da CAIXA e participantes da FUNCEF, protocolaram hoje um pedido de audiência institucional (doc. abaixo) com a presidente da patrocinadora para tratar da situação vivida por essa entidade fechada de previdência complementar.
Atenciosamente,
Diretoria
Req_Audiencia_Presi_CAIXA_-_ADVOCEF,_ANEAC,_AUDICAIXA,_ANBERR_e_FENAG
A FUNCEF deve prestar os seguintes esclarecimentos:
1) O que levou a FUNCEF utilizar capital próprio dos planos de benefícios em valor superior a R$ 1 bilhão em uma empresa recém criada?
Fundamentação da questão: Sete Brasil (FIP Sondas) fundada em 2010 representa, atualmente, 3º maior investimento da FUNCEF
2) O que motivou a FUNCEF dentre sete empresas que se tornaram inicialmente investidoras, ter sido aquela que mais capital próprio aportou na recém criada Sete Brasil?
Fundamentação da questão: FUNCEF investiu, por exemplo, aproximadamente, quase 10 vezes o aportado pela PREVI
3) O que levou Sete Brasil, Engevix, coincidentemente, ambas envolvidas na operação lava-jato receberem das diversas instâncias de controle (corpo técnico, comitês, colegiados, diretoria) da FUNCEF avaliações positivas para se tornarem parceiras da Fundação?
Fundamentação da questão: Aconteceu um apagão na FUNCEF?
4) Se no entendimento da atual Diretoria da FUNCEF o grande vilão do déficit foi a VALE porque foram utilizados, por exemplo, os resultados favoráveis de vários anos que a VALE proporcionou para melhoria dos benefícios de aposentados e pensionistas, sem observar o cenário de queda do preço do minério de ferro?
Fundamentação da questão: Diversos especialistas apontavam há alguns anos que o preço internacional do minério de ferro teria forte queda
5) Qual a remuneração dos empregados da FUNCEF pela participação nos Conselhos de Administração e Fiscal, por exemplo na Sete Brasil?
Fundamentação da questão: Transparência dos dois representantes no CA e um do CF na Sete Brasil
6) Qual a situação atual dos planos? Houve reversão parcial ou agravamento no déficit neste ano de 2015?
Fundamentação da questão: Decorridos mais de 05(cinco) meses deste exercício, nenhuma noticia