O início de um novo ano traz consigo uma combinação de desejos, esperanças e perspectivas. No âmbito da nossa Associação, devemos estar atentos para manter as conquistas e avançar cada vez mais.
Dentre as metas para o ano que inicia, desejamos continuar aperfeiçoando a gestão do rateio de honorários (controles dos valores repassados, estornos, distribuição, retenções, creditamentos, etc.), responsabilidade da ADVOCEF, e continuar estimulando o aumento da arrecadação, que vem crescendo continuamente nos últimos anos, com medidas tais como a divulgação das melhores práticas. Tudo no intuito de manter o belo trabalho realizado pelos advogados do quadro que atuam nos processos de recuperação de crédito.
Apesar das conquistas já obtidas, precisamos melhorar as condições de trabalho, tendo em vista principalmente o excesso de demandas e atividades administrativas, conjugadas com a falta de reposição de vagas em razão da ausência de concurso válido para o cargo de advogado.
Devemos aumentar ainda mais a parceria estabelecida em 2015 com outras entidades de empregados da CAIXA para continuar promovendo a defesa da CAIXA 100% PÚBLICA e a melhoria dos números e da governança da FUNCEF.
Da mesma forma, necessitamos continuar o trabalho conjunto com outras associações de advogados de empresas estatais para alcançar a regulamentação legal da atividade dos advogados de estatais.
Diante de um cenário de adversidades, devemos ter muito cuidado para não perder as conquistas obtidas até o momento e o elevado prestígio que não apenas a ADVOCEF, mas todos os Advogados da CAIXA alcançaram ao longo dos anos.
Como já dito na retrospectiva de 2015, não podemos nos acomodar, mas muito menos retroceder. Devemos seguir confiantes nas boas perspectivas para 2016, mas precisamos continuar atuando ininterruptamente para materializar nossas esperanças.
Segundo Carlos Drummond de Andrade: “Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”
Atenciosamente,
Álvaro Weiler Jr.