Noticiado hoje pela Reuters que o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, disse nesta quinta-feira (12) que é contra uma eventual abertura de capital da instituição, opção que discutiu nesta semana com a presidente Dilma Rousseff.
“Pessoalmente sou contra e acho que não deve ser feito agora”, disse ele a jornalistas.
Hereda será substituído por Miriam Belchior no dia 23, conforme anunciado pelo Planalto nesta semana.
Autor: Advocef Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal
http://www.advocef.org.br A Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal – ADVOCEF foi criada em 15 de agosto de 1992, com o objetivo de promover a integração dos advogados em nível nacional, visando à defesa dos seus direitos e interesses, especialmente pela melhoria das condições de trabalho.
Sua criação decorreu da necessidade de congregar o corpo jurídico da CAIXA, ante o cenário vigente à época na empresa e que trazia expectativa de mudanças lesivas aos interesses dos advogados.
Em meio ao contexto conturbado que surgia com o advento da informatização, bem como na iminência de terceirização massiva das atividades jurídicas da CAIXA, um grupo idealista se viu motivado a encabeçar a iniciativa, a qual recebeu apoio integral de toda a categoria, inclusive financiando com seus próprios meios todos os custos envolvidos.
Saiu na FSP e intranet.caixa
Para o presidente Hereda, faz mais sentido discutir a abertura de capital da Caixa Seguradora, braço de seguridade da Caixa em parceria com a seguradora francesa CNP.
“O que seria desse país se os bancos públicos tivessem tido o mesmo comportamento que os bancos privados?”, questionou. “Acho interessante para o mercado, para o país e para o povo brasileiro que exista uma concorrência sob ótica não apenas do lucro exacerbado, levado às últimas consequências. É importante ter um banco que pode agir em momentos de necessidade, como nas crises. Por isso, sou contra o IPO da Caixa. Não é o momento e porque o Brasil precisa de um banco 100% público.”