Filiado da Advocef, Bruno Queiroz vai coordenar o Núcleo de Estudos em Direito Penal e Processual Penal juntamente com o ex-conselheiro da OAB, Ademar Mendes Bezerra Jr
O procurador da CAIXA e filiado da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef), Bruno Queiroz, tomou posse do cargo de coordenador do Núcleo de Estudos em Direito Penal e Processual Penal (NEDCrim) da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESACE).
A cerimônia, que ocorreu nesta quarta-feira (26) contou com a participação do presidente da ESACE, Andrei Aguiar, e também deu posse ao ex-conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ademar Mendes Bezerra Jr, que vai ocupar o cargo de coordenador-adjunto do núcleo.
Além de realizar pesquisas e ações para contribuir no fortalecimento dos estudos voltados ao direito criminal, o NEDCrim vai promover a integração entre acadêmicos e advogados já formados. A ideia é difundir ações conjuntas para ampliar a área de conhecimento por meio da publicação de artigos científicos, além da promoção de seminários e simpósios com ênfase para a área de direito penal econômico, como explicou Bruno Queiroz.
“Esse setor ganhou uma importância muito grande no contexto jurídico especialmente depois da Operação Lava Jato, em que se viu a necessidade de os advogados ficarem cada vez mais especializados na área de direito penal econômico. Por isso eu acredito que é importante ter um olhar de prevenção, um ‘compliance criminal’ para evitar que esses crimes sejam praticados na administração das empresas”, ressaltou.
Para o procurador da CAIXA, o NEDCrim será um instrumento importante para que os novos advogados tenham a oportunidade de conhecer melhor a área e se preparar para atuar no segmento.
“Eu acho que é muito importante os advogados da CAIXA ocuparem esses espaços, mostrarem o seu conhecimento e de alguma maneira contribuírem para a formação jurídica dos colegas da jovem advocacia, que é justamente a parcela de advogados que mais procura por cursos jurídicos e seminários”, argumentou.
O coordenador-adjunto, Ademar Mendes Bezerra Jr ressaltou a importância da iniciativa. Segundo ele, os dois assumem a gestão do Núcleo em um momento que o direito penal e o processo penal têm tido cada vez mais destaque.
“A sociedade tem percebido o uso desta matéria para regular diversos setores, inclusive para regular nossa economia. Dentro desse panorama, nós pretendemos, através do NEDCrim, auxiliar o presidente Andrei Aguiar a trabalhar perante a advocacia disseminando o conteúdo acadêmico, aliado à prática profissional”, completou.
Além do núcleo coordenado pelo procurador da CAIXA, a Escola Superior de Advocacia do Ceará oferece núcleos nas áreas de direito do consumidor; empresarial e econômico; civil; penal; trabalho; previdenciário; tributário; constitucional; administrativo; condominial e empreendedorismo jurídico.