1º dia – 02/06/2015 – 5ª feira
20:00 – Solenidade de abertura, posse da nova Diretoria, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Representantes da ADVOCEF, discursos e palestra do Prof. Paulo Nader sobre Valor da Segurança Jurídica Aplicado aos Negócios Bancários
22:00 – Lançamento da 22ª Edição da Revista de Direito da ADVOCEF, sessão de autógrafos e coquetel
2º dia – 03/06/2014 – 6ª feira
08:30 – Credenciamento
09:00 – DIJUR – Palestra do Diretor Jurídico da CAIXA, Dr. Jailton Zanon da Silveira, e sua equipe, seguida de perguntas da plateia
12:00 – Almoço
13:30 – Advocacia Estatal – Palestra do Secretário-Geral Adjunto do Conselho Federal da OAB, Dr. Ibaneis Rocha, e Parlamentares do Congresso Nacional vinculados ao tema. Mesa: ANPEPF, SINAPE, ASABB e CEAE/CFOAB
16:00 – Coffee break
16:30 – Debate com a Comissão Temática de Advocacia Estatal (coordenadores Carlos Castro, Marcos Barcelos e Octávio Caio)
18:30 – Encerramento
3º dia – 04/06/2014 – sábado
09:00 – Apresentação das Comissões Temáticas de Condições de Trabalho (coordenadores Anna Cláudia de Vasconcelos e Aquilino Rodrigues), Honorários (coordenadores Marcelo Quevedo, Dione Lima e André Justi), FUNCEF (coordenadores Magdiel Araújo, Fernado Abs e Gilson Santana), Assuntos Gerais (coordenadores Marcelo Victor, Melissa Pinheiro e Patrícia Guadanhim) e debate das propostas
11:00 – Discussão e votação da pauta de reivindicações
12:30 – Almoço
13:30 – Discussão e votação de propostas
16:30 – Coffee break
17:00 – Prestação de Contas, Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo e escolha da sede do Congresso em 2017
18:30 – Encerramento
* A secretaria da ADVOCEF funcionará em sala próxima ao plenário do evento no dia 03/06/2016, de 08:30 às 18:30, e 04/06/2016, de 09:00 às 18:30.
Prezados Membros da Diretoria e dos Conselhos,
A iniciativa da ADVOCEF em criar as Comissões Temáticas para permitir o amadurecimento das propostas e o debate das mesmas é uma idéia muito interessante. De fato, antecipar os debates de algumas propostas pode tornar ainda mais dinâmica as discussões nas plenárias.
No entanto, pelo que observei da programação do Congresso, um considerável tempo do dia 04/06/2016 – na prática, todo o período da manhã – será reservado para a apresentação das propostas encaminhadas às Comissões, havendo uma certa diferenciação no tratamento destas propostas em relação àquelas classicamente apresentadas nos Congressos.
Ressalto, mais uma vez, que a idéia das Comissões é bem interessante, desde que as propostas nelas trabalhadas sigam o mesmo rito das propostas individualizadas, sob pena de ser estar diminuindo o espaço soberano das Assembléias e o acesso direto por qualquer associado ao espaço das propostas.
Vale lembrar a V.Sas. que apenas no último Congresso, em Belém do Pará, é que conseguimos amplar o tempo de duração das plenárias, visto que a ADVOCEF utilizava o turno da manhã de sábado para palestras que nem sempre tinham alguma relevância prática aos associados.
Não haveria o porque de retrocedermos após uma conquista tão importante do Congresso passado.
Dessa forma, deixo aqui a título de sugestão, que a programação seja modificada para que tanto o turno da manhã, quanto o da tarde, sejam reservados para as votações das propostas em geral, sejam daquelas a serem apresentadas pelas Comissões Temáticas, sejam daquelas apresentada de forma individualizada, sem diferenciação do procedimento, mantendo assim a soberania do poder assemblear.
Atenciosamente,
Luiz Fernando Padilha
Representante Regional do Rio de Janeiro