Estamos chegando ao final de mais um ano e é natural fazermos um balanço do período. Nesse contexto, fazendo uma rápida retrospectiva de tudo que se passou, não temos dúvida em afirmar que o saldo de 2015 foi muito positivo para a ADVOCEF.
Apesar das dificuldades externas, de ordem econômica e financeira vividas pelo país e pela empresa em que trabalhamos, tivemos um ano de muito trabalho, realizações e avanços nas mais diversas áreas, ou seja, crescemos na adversidade.
O ano de 2015 já iniciou com uma notícia bombástica. A manifestação da Presidente da República no sentido de que iria abrir o capital da CAIXA. Imediatamente, buscamos uma aproximação com todas as demais entidades de empregados (ANEAC, AUDICAIXA, AGECEFs, APCEFs, FENAG, FENAE, FENACEF) para discutir uma estratégia de ação. Após, iniciamos uma série de contatos institucionais (OAB, ABI, CNBB, AMB, Câmara dos Deputados, Senado Federal) para formar uma rede de instituições em defesa da CAIXA 100% PÚBLICA. Felizmente, o movimento foi vitorioso e o assunto foi retirado de pauta.
Outro assunto já constante na pauta de 2014, mas aprofundado em 2015, é a situação atuarial da FUNCEF. Estabelecemos um relacionamento institucional inédito com os diversos órgãos estatutários da nossa entidade de previdência complementar e passamos a ser ouvidos pelos mesmos. Várias medidas foram tomadas e inclusive um Ciclo de Palestras por todo o país foi realizado para informar sobre esse assunto pouco conhecido e despertar o interesse dos associados para a necessidade de fiscalização das decisões e dos rumos da FUNCEF.
Tal Ciclo de Palestras, promovido pela ADVOCEF em parceria com os Jurídicos Regionais, também tratou do Novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor em março de 2016. As palestras foram proferidas pelos mais diversos operadores do direito, incluindo Professores, Advogados, Ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, Desembargadores de Tribunais Federais e Estaduais e Juízes.
Na questão da regulamentação da advocacia em estatais, a ADVOCEF sediou o primeiro encontro de presidentes de Associações de Advogados de Estatais para discutir a questão, levou ao conhecimento dos associados o parecer do Advogado-Geral da União e divulgou recente mensagem convocando os representantes a promoverem debates com os advogados das suas respectivas unidades. Tudo no sentido de elucidar as questões que envolvem o tema e focar nos objetivos dos Advogados da CAIXA, evitando ilusões e pirotecnia sobre a matéria.
Quanto aos honorários, tivemos o melhor ano da história da ADVOCEF. A arrecadação anual bateu recorde e, mesmo desconsiderando o rateio excepcional ocorrido em abril, quase todos os demais meses do ano superaram as respectivas arrecadações do ano anterior. Isso em um período de grave recessão econômica, o que evidencia ainda mais a excelência do trabalho desenvolvido pelos advogados do quadro.
2015 também foi o ano em que a Diretoria da ADVOCEF realizou o maior número de visitas nas unidades jurídicas do país. Conhecer diretamente os locais de trabalho e ouvir associados que não costumam comparecer aos eventos da Associação foi uma experiência muita rica e gratificante, que deve ser continuada.
Enfim, a ADVOCEF continua avançando e cumprindo a sua missão. Fruto do trabalho desenvolvido por inúmeros associados desde a sua fundação, alcançou uma estrutura, organização e condição financeira invejáveis. E tão importante quanto isso, alcançamos uma visibilidade, respeitabilidade e prestígio institucional, aumentando ainda mais a responsabilidade pelas futuras ações.
Apesar do saldo positivo em 2015, não podemos nos acomodar e muito menos retroceder. Ingressamos em 2016 com ânimo renovado para alcançar mais, sempre em benefício da coletividade dos associados.
Feliz 2016 !
Atenciosamente,
Álvaro Weiler
Parabéns Álvaro e equipe por um ano realmente muito significativo de trabalhos e frutos.
Que Deus os abençoe e os conduza a contribuírem para um 2016 tão surpreendentemente bom quanto esse para todos nós da advocacia da CAIXA e da ADVOCEF.
Abraços,
Marcos Vinícius de Andrade Ayres – advogado JURIRBH