Se 2015 começou agitado com a notícia da possibilidade de abertura do capital da CAIXA, 2016 não foi diferente. Turbulência na política, crise na economia e queda no resultado das empresas. Estamos inseridos nesse contexto e a crise econômica impactou nossos honorários, todavia mantivemos um aumento real, acima da inflação, de 30% nos últimos onze anos. Mérito do trabalho árduo dos colegas.
Tivemos uma eleição histórica na ADVOCEF, com a participação inédita de quase 90% dos associados como votantes, o que revelou a vitalidade da Associação e o interesse dos Associados pela participação direta e eletrônica. Passado esse processo democrático, buscamos a união de todos e a participação de cada um na medida das suas possibilidades.
Dentre tantos assuntos em pauta, tivemos o início da vigência do novo Código de Processo Civil, uma das principais ferramentas de trabalho de quem atua no contencioso, o início do plano de equacionamento dos participantes e assistidos do REG/REPLAN saldado na FUNCEF e a intensificação das articulações para regulamentação da advocacia em estatais, que deverá priorizar as questões envolvendo prerrogativas dos advogados estatais. Em 2016 os advogados da CAIXA comandaram os assuntos envolvendo a Advocacia Estatal nas mais variadas esferas, tais como no Conselho Federal da OAB, nas principais seccionais do país e nos Poderes Legislativo e Executivo. Esses esforços culminaram na realização do I Congresso Nacional da Advocacia Estatal, realizado em Brasília nos dias 23 e 24 de novembro de 2016.
Do ponto de vista salarial, não conseguimos a reposição integral da inflação dos últimos doze meses, todavia garantimos um pequeno ganho real nos doze meses seguintes, ajustando um acordo coletivo de vinte e quatro meses, enquanto a grande maioria das outras categorias deverá passar por uma dura negociação esse ano.
A Associação continuará atuando para intermediar uma solução definitiva nas ações judiciais envolvendo os concursos para advogado de 2010 e 2012 para que a empresa volte a ter a gestão integral das vagas e lotações e os advogados possam contar com a reposição necessária. Ainda mais em tempos de rescisões estimuladas sem previsão das unidades jurídicas que serão mais afetadas. Nesse aspecto, cumpre destacar que hoje somos 974 advogados do quadro, sendo 927 associados, ou seja, atingimos a marca inédita de mais de 95% de associados, o que demonstra a força e a união da nossa Associação!
Seguiremos buscando a inovação e modernização, engajados na missão de promover a integração dos associados na discussão dos assuntos profissionais da categoria, trazendo o que há de mais moderno no atual mundo conectado. Sem prejuízo do prosseguimento das visitas aos Jurídicos Regionais e parcerias na realização de eventos locais. Em 2017 será executado um plano completo de reestruturação dos sistemas de informática e TI da Associação. Todas as publicações impressas (jornais, boletins, revistas…), desde a fundação da Associação, estarão digitalizadas e disponíveis para consulta pelos associados no site, assim como fotos e vídeos de Congressos, eventos e palestras.
O projeto contará com fases bem marcadas de implantação e abrangerá basicamente: a completa migração da atual base de dados, consistente em um sistema ancorado em servidor local, para um seguro ambiente em nuvem (tecnologia cloud com troca de dados criptografados), uma reformulação inovadora no atual website e desenvolvimento nativo de aplicativo para celular nos dispositivos IOS (Apple) e Android, respondendo de forma integrada e muito veloz às requisições e pontos chave de interesse dos associados. Perseguimos a tendência mundial de melhorar a comunicação da fonte com os usuários, nas suas áreas de interesse. No âmbito da Associação, participação on line em votações e enquetes, pesquisas, informações financeiras e contábeis, contato em tempo real, além de uma gama de outras funcionalidades que atenderão de forma rápida, prática e segura.
Os primeiros dias do novo ano também marcaram a inserção da Associação em um dos assuntos mais importantes aos seus Associados, que é o seu plano de saúde, isto é, o nosso Saúde Caixa. Em reunião na sede da ADVOCEF, os Presidentes da ADVOCEF, ANEAC, AUDICAIXA e FENAG firmaram uma chapa de coalizão inédito para concorrer nas eleições para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Além disso, pactuaram o apoio ao candidato da FENAG no segundo turno das eleições para o representante dos empregados no Conselho de Administração da CAIXA.
Enfim, 2017 está apenas iniciando, mas já promete muito trabalho para assegurar os avanços obtidos e atingir os objetivos almejados.
Álvaro Weiler
Presidente