Medidas visam otimizar a pesquisa, facilitar eventuais citações e aumentar a avaliação no Qualis Periódico CAPES
A Revista de Direito da Advocef chega à 34ª edição com o desafio de ampliar seu alcance e obter maior visibilidade. Para isso, a associação busca implementar medidas para a automação do fluxo editorial por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), plataforma que permite, entre outros pontos, o suporte à revisão cega por pares e a indexação do conteúdo em mecanismos de busca.
A seleção cega é um dos requisitos da CAPES para a estratificação da qualidade da produção intelectual e tem o objetivo de assegurar a integridade da avaliação do artigo, além de garantir um padrão de excelência ao periódico. Como explica o presidente do Conselho Editorial, o associado Bruno Queiroz Oliveira, a metodologia já existe na Revista de Direito da Advocef, porém, será otimizada com a utilização de ferramentas do Sistema SEER, onde os artigos serão recepcionados.
“A evolução ocorrerá em muitos aspectos. Em primeiro lugar, a completa imparcialidade dos examinadores na análise dos artigos e dos requisitos para a publicação. Além disso, toda a comunicação entre os autores, editor-chefe e conselheiros da revista ficará devidamente documentada na plataforma para facilitar as futuras avaliações da revista”, explica Bruno.
Com a implementação da Revista de Direito da Advocef no Sistema SEER, todas as etapas do fluxo editorial serão registradas e monitoradas no próprio sistema, desde a submissão do artigo até a publicação final. A medida também deve expandir a usabilidade do periódico para leitores, autores, avaliadores e membros do Corpo Editorial da Revista.
Para contribuir com a adoção das novas práticas, a Advocef conta com os serviços da bibliotecária Patrícia Costa. A consultora editorial da Revista de Direito auxiliará o editor-chefe em decisões editoriais relacionadas à divulgação e indexação do periódico científico.
“Os passos seguintes serão traçados para aumentar o impacto da Revista de Direito da Advocef através da indexação em Diretórios, Bases de Dados e Índices Acadêmicos, o que é vital para o alcance, prestígio, notoriedade e, consequentemente, um marcador da qualidade do periódico. A indexação irá aumentar o alcance dos artigos publicados, bem como atender de forma mais ampla a necessidade dos pesquisadores”, enfatiza Patrícia.
Classificação
O sistema Qualis avalia os periódicos científicos e classifica-os de acordo com a qualidade das publicações, admitindo diferentes níveis. Com o novo Qualis CAPES, a avaliação dos periódicos passou a ser feita por um modelo matemático, de forma que um dos pontos levados em consideração são os indicadores bibliométricos (fator de impacto, índice h5 e CiteScore), que medem o número de citações recebidas pelo periódico.
A partir do momento em que um periódico científico é indexado, ele começa a ser visto e divulgado na internet pelos seus pares. “Em quanto mais bases estiver indexado, haverá mais visualizações e citações nos trabalhos de outros pesquisadores. Assim, maior será a chance de subir de nível no Qualis”, explica Patrícia Costa.
Para Bruno Queiroz Oliveira, apesar de o periódico já possuir amplo reconhecimento do setor jurídico, uma boa avaliação Qualis poderá aumentar o interesse da comunidade acadêmica em publicar na Revista de Direito.
“A boa avaliação de uma revista de direito nos dias atuais depende da tecnologia, pois a presença dos artigos em indexadores — plataformas que fazem a curadoria de artigos, como SciELO e Google Scholar — permitirá a melhoria do fator de impacto, ou seja, o quanto os documentos da revista foram indicados em outros artigos fora dela”, pontua Bruno.
Membro do Corpo Editorial, a associada Cacilda Lopes ressalta que a adoção das boas práticas recomendadas pelo Qualis Periódico (CAPES) reflete a preocupação da Advocef em garantir a excelência das publicações. Ela convida os colegas a contribuir com a produção de artigos, tendo em mente que o texto será avaliado e poderá ser objeto de citação de outros colegas.
A produção de artigos de alta qualidade é importante, pois são verdadeiras referências a serem transmitidas a outros leitores. “Dentre os cuidados dispensados, destacamos preparar um texto com respostas a prováveis questionamentos metodológicos do seleto público de leitores. Os leitores agradecem o encontro com textos claros e concisos”, sublinha Cacilda.
O site da Advocef hospeda todas as versões digitais da Revista de Direito. A entidade trabalha para permitir que o sistema de busca acesse os artigos de forma separada, o que deve facilitar a leitura e uma eventual citação nas próximas edições.