Hoje pela manhã o Presidente Álvaro Weiler e o Diretor de Relacionamento Institucional Carlos Castro estiveram presentes no Seminário em Defesa das Empresas Públicas, em Brasília/DF.
O evento é promovido pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, com o apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal – FENAE, e acontece durante todo o dia. Reúne especialistas, técnicos, parlamentares e representantes de entidades sindicais e associativas de todo o Brasil para expor um amplo painel dos riscos a que estão submetidas essas empresas na atual conjuntura, reforçar sua importância para a sociedade brasileira e estabelecer estratégias conjuntas de defesa desse patrimônio.
Participam das palestras, entre outros, o representante do Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, Paulo Vannuchi; o diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, e a coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Fundação Perseu Abramo, Vilma Bokany. A abertura foi feita pela coordenadora do comitê, Maria Rita Serrano, e pelo presidente da FENAE, Jair Ferreira. O seminário prossegue até 17h30, quando será apresentada carta-aberta elaborada pelas entidades presentes.
O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas é uma instância organizativa nascida em janeiro de 2016 como consequência da mobilização contra o Projeto de Lei do Senado 555, que estabelecia o Estatuto das Estatais (ou Lei de Responsabilidade das Estatais). Tem a participação das centrais sindicais e o apoio de entidades que representam centenas de categorias de trabalhadores em todo o Brasil. Em junho passado lançou no Rio de Janeiro a campanha “Se é público, é para todos”, de alcance nacional, para denunciar os riscos das privatizações, tanto para trabalhadores de empresas atingidas quanto para a sociedade brasileira.
Atenciosamente,
Diretoria
Revista Seminário Empresas Públicas