O 2º dia de trabalho do XXI Congresso da ADVOCEF trouxe a Belém/PA, nesta sexta-feira, 22, a deputada Federal Érika Kokai (DF) e o ex-vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da Caixa, Fernando Nogueira da Costa, também professor da Unicamp, que ministraram palestras sobre dois temas “Caixa 100% Pública e Projeto de Lei da Terceirização. Érika Kokai (DF), empregada da CAIXA, foi contundente em sua palestra ao afirmar que as duas iniciativas são os maiores golpes que se desenham contra os empregados da Caixa e do Brasil inteiro. “O projeto de Terceirização, por exemplo, se aprovado atingirá em cheio os quadros técnicos das empresas, como os advogados, então é necessário que haja uma boa discussão com a sociedade, com as entidades de classe, como a ADVOCEF, para impedir esse retrocesso”, defendeu.
A deputada acredita que o Governo não vai voltar a tocar no assunto da abertura de capital da Caixa. “É um tema superado, o Governo não vai fazer abertura da CAIXA para iniciativa privada, pois houve uma reação imediata de entidades como a ADVOCEF, portanto quero parabenizar a direção da Associação pela realização do Congresso e pelos temas relevantes que estão sendo debatidos, inclusive para definir também planejamento estratégico em defesa da empresa”, disse.
Fernando Nogueira da Costa ex-vice-presidente de Finanças e Mercado de Captais da Caixa, professor da Unicamp, também palestrante do evento reforçou que o Governo recuou com a ideia de abrir o capital da CAIXA para iniciativa privada. “A primeira pergunta que faço é pode-se lucrar com dinheiro público? A resposta é óbvia, temos de deixar a Caixa 100% publica para fazer o papel para o qual foi criada, que é sua função social e não abrir o capital para a iniciativa privada obter lucro com dinheiro público, tanto que o resultado de mercado do ano passado mostrou que a Caixa teve 5,5% de lucro, enquanto os outros bancos cresceram em média 20% entretanto, em carteira de crédito a Caixa atingiu 22%, superando amplamente os outros grandes bancos, ou seja cumprindo seu papel social”.
Sugeriria à Advocef a reprodução de trechos do discurso da Dep. Federal Érika Kokay, sobretudo, quando faz um diagnóstico sobre o Congresso Nacional e a possibilidade de retrocesso das conquistas sociais obtidas com a CF/88. De igual modo, de trecho da palestra do ex-diretor Fernando Costa, ao comparar os ganhos da sociedade brasileira com a atuação da Caixa, na área habitacional.