Na tarde deste sábado, 27, foram retomadas as discussões e votações de propostas.
O trabalho deu continuidade às atividades da manhã, com apresentação das ideias sugeridas pela categoria, avaliação e votação das mesmas em plenário.
Os principais temas trazidos para debate foram em torno de propostas referentes a Condições de Trabalho, Honorários e Advocacia Estatal.
Ao final de 3 dias produtivos, a avaliação foi bastante positiva. O Gerente do Jurídico Regional Maceió, Pedro Jorge, agradeceu a oportunidade de receber o evento. “Esse congresso tem uma importância muito grande para troca de experiência entre os associados e para o alcance das próprias finalidades da Associação, no sentido em que se consegue discutir e deliberar sobre propostas de interesse da categoria, se consegue coletar a impressão, o caminho que a categoria quer dar a determinados assuntos. E a partir dessas deliberações são tomadas as ações pela Diretoria da Advocef. A proposta de Maceió sediar essa edição foi aprovada no congresso do ano passado. E foi um prazer muito grande, pra nós, receber todos esses colegas e esse evento tão importante”.
O Diretor de Comunicação da Advocef, Henrique Chagas, falou sobre o trabalho de comunicação: “Neste congresso, foi possível transmitir ao vivo o primeiro e o segundo dia, para todos os interessados, através do site, ao mesmo tempo que também publicamos inúmeras notícias, sobre o andamento de todo a programação. Assim, conseguimos fazer chegar ao associado tudo o que acontece no Congresso. Penso que cumprimos o nosso papel de bem informar a categoria das ocorrências, discussões e deliberações do evento. Então, para mim, foi ótimo, além de proporcionar o congraçamento entre os participantes, nos aproximando cada vez mais uns dos outros.”
Diretores e congressistas fizeram boas avaliações do conteúdo, destacando pontos que consideraram mais relevantes. A Diretora de Negociações Coletivas da Advocef, Anna Claudia Vasconcellos, citou o Painel e as decisões que envolvem a Fundação dos Economiários Federais. “A questão que mais me marcou foi a palestra que nós tivemos sobre a Funcef e agora essa resolução que a Advocef vai de fato encabeçar uma ação em defesa da Funcef, dos nossos direitos. Esse Congresso foi muito importante, com grande participação. Mas, pra mim, o mais importante, que é para o nosso futuro, foi essa deliberação sobre a Funcef”. enfatizou.
Primeiro Congresso
Muitos congressistas participaram do Congresso pela primeira vez e levaram boas impressões.
O Advogado Marcisio Foletto Pereira, da JURIR Cuiabá, entrou na Caixa há quase 2 anos. Já na primeira participação, teve a oportunidade de sugerir um dos projetos que foram aprovados em plenário. Na opinião dele, “o Congresso é muito importante. Recomendo aos colegas que participem, porque aqui temos a oportunidade de voz, de discutir todo e qualquer assunto de interesse da categoria. Eu fui autor de uma proposta, que foi aprovada quase que por unanimidade. Então essa é a oportunidade”.
Para a advogada Danielle da Silva Henrique, do JURIR Salvador, “é importante a participação do associado, porque é uma oportunidade de conhecer as propostas da Associação, as idéias dos colegas, trocar essas experiências, conhecer a realidade de outros lugares que também estão enfrentando as mesmas dificuldades, os mesmos problemas da Caixa, que não é uma coisa isolada. Realmente é uma experiência bastante importante, muito enriquecedora”.
A advogada Keeity Collodel veio da REJUR de Joinville. “Achei uma experiência bem legal, principalmente por conhecer mais as causas da nossa Associação. E também conhecer colegas de outros lugares, as discussões foram muito ricas e me acrescentaram bastante. A partir de agora que eu conheci, eu pretendo voltar mais vezes”.
Gabriela Moraes, advogada do REJUR Campos dos Goitacazes, também aprovou o evento. “Estou achando excelente essa experiência, ter contato com outros advogados da Caixa, tendo em vista que eu fico na REJUR e lá é um quorum menor. É bom ver que é uma Associação que cresceu bastante nesses 25 anos, ter contato com gente de todas as gerações dela. E, em especial, ter o acesso a toda essa diversidade. Acho muito interessante essa troca” completa.
Ao final das votações de propostas, o Presidente da Advocef, Álvaro Weiler, fez o convite a todos os participantes para o Lançamento da 25ª edição da Revista de Direito, que será realizado durante a Conferência Nacional dos Advogados, em São Paulo, no mês de novembro deste ano.
Próximo Congresso
Antes de finalizar a 23ª edição do Congresso da Advocef, os congressistas também escolheram a sede da próxima edição. As cidades de Salvador e Rio de Janeiro se candidataram. Por votação, a nova sede escolhida foi a capital baiana.