Nesta quarta-feira, 09/05, a FENAE, FENACEF, FENAG, ADVOCEF, ANEAC, Social Caixa e Conselho de Usuários realizaram o lançamento, em Brasília, da campanha “Saúde Caixa: eu defendo”. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os usuários para a importância da política de saúde da categoria e mobilizar ativos e aposentados para se engajarem na defesa desse modelo.
Dirigentes das entidades realizaram uma reunião preparatória no dia anterior, 08/05, e ratificaram o compromisso de atuação conjunta para difundir a campanha, que une toda a categoria em torno de uma causa da máxima importância para todos os trabalhadores da Caixa.
A campanha trará conteúdos informativos sobre as coberturas do plano de saúde e os diferenciais em relação a planos de mercado. No cronograma, está previsto seminário, audiência pública e outras ações.
Importante destacar as drásticas mudanças nos planos de saúde das estatais previstas na Resolução nº 23, de 18/01/2018, da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União – CGPAR, vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MPOG, que diminuem a participação das empresas estatais no custeio dos planos de saúde de seus empregados e criam uma série de condições mais restritivas para usuários e seus dependentes. O novo estatuto da Caixa, aprovado em janeiro, também impôs um teto para os gastos com o plano de saúde, estipulado em 6,5% da folha de pagamento e dos proventos pagos pela FUNCEF aos aposentados.
O XXIV Congresso da ADVOCEF, que será realizado em breve na cidade de Salvador/BA, terá um painel sobre o Saúde Caixa na manhã do dia 09/06/2018.
Atenciosamente,
Diretoria