Mobilização de entidades e empregados estatais garantiu a aprovação do texto
A mobilização da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef), das demais entidades representativas e dos empregados estatais, garantiu a aprovação do projeto que susta os efeitos da Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), na quarta-feira (1).
A presidente da Advocef, Anna Claudia de Vasconcellos, e o diretor de relacionamento institucional, Carlos Castro, estiveram no Senado Federal, na tarde de quarta para intensificar o pedido de apoio ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL 342/2021). Representantes de cerca de oito entidades também estiveram na Casa.
Vasconcellos explica que a Advocef trabalhou pela aprovação da matéria desde que o texto estava na Câmara dos Deputados mostrando como a manutenção da CGPAR 23 seria prejudicial aos empregados e buscando apoio à aprovação da matéria.
“Após muito trabalho, conseguimos aprovar na Câmara. Quando o texto seguiu para o Senado nos encontramos com o relator do projeto, o senador Romário Faria (PL-RJ), e deixamos claro quão grave era a manutenção da CGPAR 23. Ele se mostrou solidário aos empregados estatais e emitiu um relatório favorável ao texto, que graças ao engajamento de todos, foi aprovado. Sem dúvidas uma grande vitória fruto da nossa união”, comenta a presidente da Advocef.
A proposta aprovada teve origem no Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018) da deputada federal, Erika Kokay (PT-DF). Com a aprovação no Senado, o texto segue para promulgação.