De acordo com o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, mais de 45 milhões de pessoas se cadastraram
Após o governo anunciar o cancelamento da antecipação da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, a diretoria da CAIXA atribuiu a medida ao “volume acima do esperado” de pedidos e erros no cadastro como os motivos para os problemas no auxílio emergencial. De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, mais de 45 milhões de pessoas se cadastraram, enquanto a estatal esperava algo como 25 milhões.
Conforme explicou Guimarães, a antecipação dependia de um crédito suplementar, questão que foi alertada pela Controladoria Geral da União (CGU).
“Dado que este governo, o governo do senhor (Bolsonaro), nunca vai fazer nenhuma maluquice, não haverá nenhuma chance de a gente pagar sem que o orçamento esteja 100% aprovado”, afirmou o Guimarães, durante transmissão ao vivo nas redes sociais do presidente.
O ministério da Cidadania solicitou ao ministério da Economia a previsão para uma suplementação orçamentaria. Após a resposta da pasta, a CAIXA vai realizar o pagamento remanescente da primeira parcela e anunciará o cronograma da segunda.
Saque em dinheiro começa na segunda-feira (27)
A partir de segunda-feira (27) será possível fazer o saque em dinheiro do auxílio emergencial de R$ 600, em agências da CAIXA e lotéricas e seguirão o calendário pré-determinado. Até agora, o banco público já abriu cerca de 15 milhões de contas.
Por causa das filas em agências de todo Brasil, a estatal decidiu abrir 1.100 unidades que começarão a funcionar com duas horas de antecedência. De acordo com Pedro Guimarães, neste sábado (25) 800 agências da CAIXA abrir.
Mesmo assim, os beneficiários não precisam ir à agências ou lotéricas, pois o banco disponibilizou o aplicativo CAIXA Tem, que permite a movimentação do valor e o pagamento de contas, na intenção de evitar aglomerações de pessoas nessas unidades.
Confira o calendário de saque dos valores em dinheiro para quem tem poupança digital:
- 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
- 28 de abril – nascidos em março e abril
- 29 de abril – nascidos em maio e junho
- 30 de abril – nascidos julho e agosto
- 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
- 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro