A presidente da entidade, Anna Claudia de Vasconcellos fez um balanço do primeiro ano da gestão no discurso de abertura
O XXV Congresso da Advocef, realizado em Foz do Iguaçu (PR), iniciou na noite desta quinta-feira (6), debate sobre a importância das empresas estatais no atual cenário político brasileiro. A presidente da associação, Anna Claudia de Vasconcellos, abriu oficialmente o evento fazendo um balanço do primeiro ano da gestão.
“A defesa da CAIXA e das prerrogativas de seus advogados são o foco de nossos esforços diários na Advocef e assim permaneceremos atuando” destaca a presidente da Advocef.
Ainda durante o discurso da solenidade de abertura do evento, Vasconcellos ressaltou o trabalho necessário de defesa da CAIXA como intrínseco à luta da associação.
“Nossa lealdade é para com os advogados e para com a própria CAIXA, uma instituição com mais de 157 anos que é patrimônio de todos os brasileiros. A defesa da empresa pública e das prerrogativas de seus advogados são o foco de nossos esforços diários na Advocef, e assim permaneceremos atuando”, afirma Vasconcellos.
O palestra da noite ficou por conta do professor Gilberto Bercovici, que ministrou sobre o tema “O Papel dos Bancos Públicos no Desenvolvimento”. Bercovici apontou a importância que os bancos públicos tiveram e ainda têm no país.
“Estado diz que vai atuar em tal setor a partir de uma empresa pública para chegar em determinados objetivos. Os objetivos dessas empresas estão fixados na lei e elas devem cumprí-los por pena de desvio de finalidade. Essas empresas têm desde antes da criação um ideal social e de desenvolvimento econômico do país”, destaca o palestrante.
Bercovici ressaltou ainda que o impacto direto que os bancos públicos têm no desenvolvimento do país, ao criar oportunidades de melhoria na economia, é algo imensurável, tendo em vista todas as premissas que essas empresas carregam.
“A CAIXA é fundamental no financiamento da política habitacional e urbana, ela também é responsável por umas série de operações de caráter social com atendimento como operadora do FGTS e PIS, estando à frente do seguro-desemprego, administração de loterias federais, enfim, ela tem uma série de decisões que impactam no cotidiano dos trabalhadores” conclui Bercovici.
Revista de Direito
O presidente do conselho editorial da revista de direito da entidade, Bruno Queiroz Oliveira, apresentou a 28ª edição da Revista de Direito da Advocef, que contou com variados artigos escritos pelos advogados. Oliveira ressaltou que a qualidade da revista se deu por todos os que se envolveram direta e indiretamente no projeto.
“Para a qualidade da revista ter sido tão alta, houve um demasiado esforço de todos os que escreveram, bem como dos que trabalharam nos bastidores para que ela chegasse não somente aos empregados da CAIXA, mas também a autoridades do direito que trabalham fora da estatal”, disse Oliveira.
A primeira noite do Congresso foi encerrada com um coquetel aos participantes e uma sessão de autógrafos da nova Revista de Direito da Advocef. Na mesa de autógrafos, estiveram presentes: Alessandro Maciel; Floriano Benevides; Sara Lopes; Gouvan Lopes; Gilberto Bercovici; Guilherme Bohrer; Letícia Spanhe; Lilese Benevides; Regis Canale; Renila Bragagnoli e Ivan Kaminski.
Na mesma noite, também foi lançada a primeira edição da revista “ADVOCACIA CAIXA”, que contou com reportagens e entrevistas de temas pertinentes aos advogados públicos estatais. A publicação terá periodicidade semestral e substitui o antigo boletim da associação.